Controlando a Iniciativa em um Monitor Externo

Salve salve! O post de hoje vai ser rápido. Finalizando a saga da iniciativa, encontrei uma maneira visual, rápida e não intrusiva de controle de iniciativa que todo mundo do grupo aprovou.

A ideia surgiu quando reparei que eu tinha um monitor parado em casa, do PC quebrado da minha filha. Resolvi testar um dia antes do jogo: e se o monitor ficasse virado para os jogadores e eu o utilizasse para exibir imagens e informações relevantes ao jogo no meio da sessão? Será que funcionaria?

Jpeg
SIM!

O funcionamento é muito simples. Eu tenho uma planilha em excel aberta no notebook em que eu anoto as iniciativas e também uso para ir marcando os danos:

img1

Essa planilha é muito simples e tem apenas uma fórmula, que é da coluna F – Vida. Se o tipo (coluna C) for M, ela dá um status de ferimento do monstro. Ileso para 100% de vida, Fer Leves para até 75% de vida, Ferido para até 50%, Muito Ferido para até 25%, Quase Morto para menor que 25% e Morto se o dano ultrapassar o PV do monstro.

Ao mesmo tempo, fica aberto no monitor lateral, uma outra planilha que acessa os dados da primeira:

img2

Essa planilha tem apenas referência a outra planilha. Ela não tem nenhuma fórmula de cálculo, apenas as necessárias para ver os dados na outra planilha. O que eu fiz nela foi apenas uma formatação condicional para exibir cores diferentes dependendo do status de PV do monstro.

Usando em Sua Casa

Para facilitar, coloquei as duas planilhas em um arquivo zip que você pode baixar neste link.

A primeira instrução é: você precisa ter as duas planilhas abertas no Excel para funcionar. Se você abrir somente a de visualização, vai aparecer um monte de erro #REF:

img4

Assim que você baixar, você vai precisar configurar a planilha de visualização com o caminho do arquivo de iniciativa. Ela fica na guia Config:

img3

Depois de alterar a config, todas as outras alterações você irá fazer na planilha de Iniciativa. Não altere nada na planilha de visualização, ela foi feita apenas para consultar a outra planilha.

A primeira coisa que você vai querer fazer é alterar o nome dos jogadores. Deixe a coluna Tipo como “PC” para indicar que a linha é de jogador. Dessa forma, ele não vai exibir nada de ponto de vida no visualizador.

Se quiser excluir uma linha de monstro, não delete a linha inteira do excel para não perder as referências na outra planilha. Ao invés disso, você deve apenas os campos abaixo:

img6

Para a iniciativa, é só substituir os valores na coluna A, e em seguida mandar o excel ordenar o campo Init em ordem decrescente:

img5

Espero que seja útil para mais alguém. Ter um monitor auxiliar virado para os jogadores é muito útil não apenas para iniciativa. Na nossa mesa, utilizei pra exibir mapas das cidades, pedaços da dungeon conforme eles foram explorando, anotações, nomes de NPCs, além de exibir fotos e imagens de NPCs e locais.

Anúncios

Autor: Pedro Leone

Analista de sistemas e fã de música progressiva, RPG, jogos de tabuleiro, bons livros, cinema e de praticamente qualquer atividade geek/nerd.

4 comentários em “Controlando a Iniciativa em um Monitor Externo”

  1. Ideia massa demais a do monitor. Eu tinha um controlador de combate no Excel, mas nunca tinha conseguido uma fórmula de determinar automaticamente a ordem de iniciativa pelo valor. Agora tô me sentindo um burraldo porque o próprio Excel tem essa ferramenta aí de ordenar do maior pro menor hahaha

  2. Ops…legal dá pra colocar várias informações temáticas também, cenários PDMs, uma verdadeira “interface com o Usuário”, contador de tempo pra rodadas….gostei.Será o futuro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s