Depois do Jogo: Iniciativa

Depois da semana de provas na faculdade e de semana infernal de fechamento no trabalho, enfim consigo retornar ao blog e continuar escrevendo os textos prolixos e irrelevantes de sempre. 🙂

Já joguei duas sessões depois de postar o texto em que eu reclamo do sistema de iniciativa do D&D. Tentei algumas alternativas do grupo, mas a verdade é que o sistema de iniciativa padrão do D&D era bom o suficiente para todo o resto do grupo. Depois de algumas batalhas tentando usar um ou outro sistema alternativo, às vezes até alterando dentro do mesmo combate, resolvi voltar a boa e velha maneira de rolar 1d20 para cada personagem no início do combate.

Isso me fez ter um insight interessante. Às vezes nós como mestes interessados e aplicados (para não dizer obcecados) em melhorar as sessões de jogo, nos preocupamos demais com coisas que estão funcionando perfeitamente e que todos os jogadores apreciam. E em uma tentativa genuína de melhorar acabamos piorando a experiência de jogo, em busca de um ideal que lemos em um blog ou artigo na internet.

Acredito piamente que o DM também precisa se divertir, e parte da diversão do mestre é encontrar um conjunto de regras em que ele se sente à vontade e aprecia os resultados na mesa da aplicação delas. Porém, como em todo relacionamento, precisa existir um middle ground em que concessões são feitas de bom grado para o bem maior. E é por isso que eu pretendo ainda passar muitas sessões atrás do escudo falando “Rolem Iniciativa!”.

Anúncios

Autor: Pedro Leone

Analista de sistemas e fã de música progressiva, RPG, jogos de tabuleiro, bons livros, cinema e de praticamente qualquer atividade geek/nerd.

Um comentário em “Depois do Jogo: Iniciativa”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s